quinta-feira, 18 de abril de 2013


Avaliar é preciso!
É necessário AVALIAR. 
Por que?
Porque quando avaliamos consideramos os ERROS de nossas ações, pensamentos e atitudes em nossas vidas.
Se somos aprendizes do conhecimento é fundamental verificarmos se estamos habilitados para compreender    melhor a vida e sua complexidade.
Em Ciências, os estudos e avanços científicos são produzidos em escala mundial.
E o nosso desafio é selecionar tudo que seja VERDADE científica, analisar sua relevância e relacioná-la à nossa vida, nosso cotidiano, nossas relações em família e na sociedade moderna.
Assim sendo oferecemos um leque de possibilidades de questões disponíveis na Internet para você aproveitar da melhor forma possível e discutir com seus professores MENTORES e demais educandos de sua FAMÍLIA e TIME.
Fique à vontade para investigar e inferir suas considerações nesse percurso personalizado!

Exercícios de Revisão de Ciências para avaliação bimestral no GENTE
Existem vários links interessantes que você pode visitar sobre Provas e exercícios de Ciências na WEB.
Visite alguns sites que sugerimos.
Depois faça em seu Diário de bordo uma auto-avaliação sobre aquilo que você conseguiu aprender seguindo as orientações das habilidades trabalhadas no estudo desses temas.
Bons estudos!




Aqui estão algumas questões de Ciências 7º ano.


7º ANO

1) A definição de célula é:
A) A menor porção da matéria
B) Conjunto de tecidos de um corpo
C) A menor parte integrante de um ser vivo
D) Conjunto de órgãos de um organismo

2) São exemplos de seres unicelulares:
A) Bactérias e Protozoários
B) Rato e Sapo
C) água viva e Camarão
D) Ser humano e Bactéria

3) Seres procariontes são:
A) Aqueles constituídos por mais de uma célula
B) Aqueles constituídos por uma única célula
C) Aqueles que possuem carioteca
D) Aqueles que não possuem carioteca

4) São seres heterotróficos:
A) Aqueles que fabricam seu próprio alimento
B) Aqueles que não fabricam seu próprio alimento
C) Aqueles que possuem carioteca
D) Aqueles que são constituídos de uma célula

5) A fotossíntese é um processo em que as plantas transformam substâncias simples em açúcar e pode ser representada como:
A) Água + gás carbônico + luz = glicose + gás oxigênio
B) Água + gás oxigênio = luz + glicose
C) Glicose + luz = oxigênio
D) Água + luz = gás carbônico

6) A produção de energia do corpo se dá através da:
A) Reprodução
B) Excreção
C) Respiração
D) Circulação

7) Tipo de reprodução que envolve a união dos gametas é:
A) Sexuada
B) Assexuada
C) Autotrófica
D) Heterotrófica

8) São classificados como protistas:
A) Plantas e fungos
B) Bactérias e animais
C) Cogumelos e laranjeiras
D) Ameba e Algas unicelulares


9) Para evitar a dengue devemos:
A) Não usar agulhas e seringas usadas
B) Evitar água parada
C) Usar camisinha
D) Tomar vacina BCG

10) A dengue é transmitida por:
A) Sexo sem camisinha
B) Mosquito
C) Saliva
D) Beijo e abraço




GABARITO
1) C 2) A 3) D 4) B 5) A 6) C 7) A 8) D 9) B 10) B



PROVA DE CIÊNCIAS – 9º ANO – 1º BIMESTRE – CADERNO DE QUESTÕES
Questão 1
A curiosidade natural do ser humano o leva a explorar o ambiente
que o cerca, observando, analisando, realizando experiências,
procurando saber o porquê das coisas. Nesta atividade,
exploradora e investigativa, ele observa os fenômenos químicos e
físicos para conhecer melhor a natureza. Procure reconhecer, nas
situações cotidianas citadas a seguir, quais envolvem fenômenos
físicos (F) e quais envolvem fenômenos químicos (Q):
( ) Água fervendo para fazer café.
( ) Combustão da gasolina no motor de um carro.
( ) Funcionamento do motor elétrico de um liquidificador.
( ) Gordura sendo removida com detergente.
( ) Resfriamento de alimentos na geladeira.
Assinale a resposta que contemple a ordem correta:
(A) Q-Q-F-F-Q.
(B) F-Q-F-Q-F.
(C) F-Q-F-F-Q.
(D) Q-F-F-Q-F.
Questão 2
Materiais como PET, alimentos, roupas, metais, e papel podem
ser reutilizados. Assim, diminuímos seu consumo e evitamos que
se acumulem no lixo, muitas vezes causando sérios problemas
ambientais. O material que mais demora a se degradar no meio
ambiente é:
 (A) o papel.
 (B) a casca de fruta.
 (C) o alumínio.
 (D) o vidro.
Questão 3
A sublimação consiste na passagem direta de uma substância do
estado sólido para gasoso. A sublimação pode ser aplicada em:
(A) neve e naftalina.
(B) naftalina e gelo seco.
(C) nuvens e gelo seco.
(D) parafina e gelo.
Questão 4
Ao falarmos que 17 é o número atômico do cloro é o mesmo que
dizer que:
(A) existem 17 núcleos do átomo de cloro.
(B) o cloro tem 17 elétrons no núcleo.
(C) o átomo do cloro possui 17 prótons no núcleo.
(D) o cloro ocupa o 17º lugar na série dos não-metais.
Questão 5
Para a produção de utensílios domésticos, como pratos, panelas e
canecas, usam-se porcelana, ferro, alumínio, vidro e plástico. Se
você observar objetos do cotidiano, como, por exemplo, uma
mesa, perceberá que esta pode ser constituída de ferro, madeira,
fórmica, granito e/ou mármore. Um copo pode ser constituído de
alumínio, vidro ou plástico. No nosso cotidiano, encontramos os
elementos químicos abaixo:
(A) alumínio – ouro – ferro – prata.
(B) argila – ferro – plástico – porcelana.
(C) argila – pedra – plástico – vidro.
(D) alumínio – granito – vidro – cobre.
Questão 6
Em um laboratório de química, em condições ambientais, foram
preparadas as seguintes misturas:
I) gasolina + areia
II) água + gasolina
III) oxigênio + nitrogênio
IV) água + sal
V) água + álcool
Quais misturas podem ser homogêneas?
(A) III, IV e V, somente.
(B) II e IV, somente.
(C) IV e V, somente.
(D) I, II e IV, somente.
Questão 7
Considere quantidades iguais de matéria nos três modelos de
estados físicos da água relacionados no esquema a seguir.
 Assinale a afirmativa correta:
(A) No modelo I, ocorre menor arrumação molecular.
(B) No modelo II, ocorre maior absorção de calor do que no
modelo I.
(C) No modelo III, ocorre maior coesão molecular.
(D) O vapor d’água está em estado menos energético do que a
água líquida e a sólida.
Questão 8
O ferro, um dos elementos químicos encontrados na natureza,
está representado, na tabela periódica, como o modelo abaixo:
O número 26 corresponde:
(A) ao seu número de massa.
(B) a sua massa atômica.
(C) ao seu número de nêutrons.
( D) ao seu número atômico.
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Questão 9
A água pode se apresentar, em função das forças de coesão das
partículas que a formam, em três formas diferentes, que são
denominados Estados Físicos da Matéria.
Marque a alternativa correta em relação à coesão molecular da
água:
(A) Nas figuras A e C, a força de coesão molecular é baixa.
(B) Na figura C, a força de coesão entre as moléculas mantém a
estabilidade da água no estado sólido.
(C) Na figura B, a força de coesão molecular permite o
afastamento entre as moléculas.
(D) Na figura A, a força de coesão molecular é alta, permitindo
que as partículas se mantenham unidas.
Questão 10
O solo pode ser compreendido como consequência do
intemperismo, da decomposição dos vegetais e animais e do
clima sobre a rocha matriz. Sem a presença de matéria orgânica,
não há a formação de solo, tratando-se somente de minerais não
consolidados, isto é, materiais inorgânicos. A alternativa que
contém a matéria orgânica, encontrada no solo, ideal para a
agricultura, é:
(A) argila.
(B) nitratos.
(C) húmus.
(D) cal.
Questão 11
Observe as figuras a seguir, onde os átomos são representados por
esferas e cada tamanho representa um átomo diferente. Depois,
assinale a alternativa verdadeira:
(A) Nas figuras 1 e 2, encontramos somente substâncias simples.
(B) Nas figuras 2 e 4, estão representadas substâncias compostas.
(C) As figuras 1 e 3 representam misturas.
(D) Nas figuras 2 e 3, estão representados elementos químicos
iguais.
Questão 12
Considerando a reação abaixo:
Efetuada a pressão e temperatura constantes, podemos afirmar
que, durante a reação, permanecem constantes:
(A) a massa total e o número de átomos.
(B) a massa total e o número de moléculas.
(C) a massa e o volume totais do sistema.
(D) o volume total e o número total de moléculas.
Questão 13
As reações químicas, quanto ao calor envolvido, podem ser
classificadas em: ENDOTÉRMICAS - absorvendo calor externo,
e EXOTÉRMICAS - liberando calor para o meio ambiente. Nas
pizzarias há cartazes dizendo: “Forno a lenha”. A reação que
ocorre neste forno, para assar a pizza, é:
(A) explosiva.
(B) catalisada.
(C) exotérmica.
(D) endotérmica.
Questão 14
Em uma cozinha, estão ocorrendo os seguintes processos:
I. Gás queimando em uma das “bocas” do fogão.
II. Água fervendo em uma panela que se encontra sobre esta
“boca” do fogão.
Com relação a esses processos, pode-se estimar que:
A) I é isotérmico e II é exotérmico.
B) I e II são exotérmicos.
C) I é endotérmico e II é exotérmico.
D) I é exotérmico e II é endotérmico.
Questão 15
Em relação ao átomo, é correto afirmar que:
(A) a eletrosfera possui partículas de carga elétrica positiva.
(B) a massa do átomo está distribuída uniformemente.
(C) o diâmetro do núcleo é muito menor que o da eletrosfera.
(D) a massa da eletrosfera é maior do que a massa do núcleo.

Acesse o link http://bionarede.com.br/wp-content/uploads/2011/04/ED-9012.pdf para vizualizar as imagens das questões que estão em arquivos PDF.

Gabarito: 1B; 2D;3B; 4C;5 eliminada; 6A;7B;8D;9B;10C;11B;12A;13C;14D;15C.





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